segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pele saudável no inverno


Os cuidados essenciais para manter a pele hidratada mesmo com as baixas temperaturas


Assim que o termômetro aponta temperaturas mais baixas a pele começa a dar sinais de cansaço. Este fator não está relacionado apenas às ações diretas do clima. Com a mudança de estação, os hábitos também começam a mudar, banhos mais quentes e comidas gordurosas são os primeiros costumes adquiridos durante o inverno e, embora deliciosos, são também os que mais colaboram para uma pele menos saudável.
Os problemas mais comuns nessa época do ano estão relacionados à hidratação, por conta do frio, vento e baixa umidade a pele tende a se tornar mais ressecada, podendo até mesmo sofrer irritações ou descamações. As partes do corpo que mais sofrem com o ressecamento são as áreas expostas, como o rosto, pescoço, colo, braços, mãos e os pés.
 A pedagoga Alessandra Marguini é assumidamente fanática por cosméticos e nas épocas mais áridas do ano não abre mão de uma hidratação profunda. “Gosto muito de cuidar da minha pele e no inverno redobro os cuidados, utilizo hidratantes a base de leite duas vezes por dia pra manter a pele hidratada, e não saio de casa sem protetor solar”, afirma Alessandra.
          Para deixar a pele saudável e protegê-la do frio não existe segredo: a melhor forma é hidratar! O hidratante mais recomendado são as loções que, além de hidratar, tenham características antiinflamatórias, evitando irritações, o uso do protetor solar duas ou três vezes ao dia, após o hidratante também é indispensável.
 De acordo com a esteticista, do La Belle Cabeleireiros, Régia de Sousa, neste período seco além de hidratar é preciso cuidados especiais com a pele. “Durante o inverno a pele fica ressecada e com tendências ao envelhecimento, antes de deitar é importante limpar, tonificar e nutrir a epiderme. A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, vegetais, legumes e água também é fundamental para o bom tratamento  da cútis”, disse Régia.
Se além de proteger sua pele você pretende fazer algum tratamento estético, o inverno é a melhor época. Como a incidência do sol está menor nesses meses, a chance de acontecer alguma complicação devido a maior sensibilidade da pele é baixa. Por isso, investir em tratamentos com laser, luz intensa pulsada, infravermelho e peelings no inverno a fim de firmar a pele, tratar as manchas e renovar a textura é muito recomendado aos interessados em manter a saúde da pele em todas as estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário